quinta-feira, 13 de julho de 2017

Rendimentos com a Troca de Moedinhas - E Insight Frugal



Tô passando rapidamente pra narrar um fato que aconteceu esses dias. Na sorveteria que costumo(ava) ir com frequência (é... eu sei, péssimo costume) descobri que eles trocavam moedas, E PAGAVAM uma "comissão"!

Essa comissão é de 5%!

Então eu, que já guardava moedas num pequeno cofrinho em casa, não hesitei e fui lá trocar. Com 100 reais de moedas, eles me deram 105 reais      :O

Mesmo que pareça pouco, já é alguém me pagando "juros", os "rendimentos das moedinhas"!

Cara, são 5% numa tacada só!
Cada troco que eu recebo em moedas eu já guardo pensando nesse rendimento aí.

Me diz aí, onde que arruma um rendimento desses? Uma vez um colega meu, investidor, me disse, "se tu arrumar um rendimento de 5%, me avise, que eu vendo minha casa e te dou o dinheiro pra aplicar nesse negócio!"

Não dá pra trocar uma casa em moedinhas, blz! Também não é algo pra vender todos os seus títulos pra trocar moedas, até porque não tem demanda, estrutura, etc... MAS serviu pra algo maior pra mim:

Me fez perceber como é difícil conseguir rendimentos, mesmo pequenos, E COMO É FÁCIL GASTAR COM BESTEIRA.

No momento que eu trocava as moedas veio um rapaz, comprou um sorvete e pagou cerca de 5 reais! O valor que eu estava recebendo.

E aí veio um insight gigantesco na minha mente, TOMAR SORVETE É CARO!
Quanto eu já não gastei nessa sorveteria?!
Quanto eu já não gastei com esse tipo de coisa, sem necessidade?!

Simples assim! Decidi então parar de gastar com essas coisas pequenas, que de pouquinho em pouquinho vão minando um orçamento.
Um sorvetinho aqui, um cafezinho ali, um suco, um lanche, isso tudo são despesas muitas vezes totalmente desnecessárias.

Então esses poucos 5 reais que eu ganhei com certeza foram bem mais, porque a partir de agora eu não gasto com sorvete, chocolate (o batom já passou de 1 real, sério?!!), suquinho, lanche fora de hora e lugar, etc.
O lugar onde antes eu deixava bastante dinheiro, agora está me pagando.

"Um pequeno valor para o homem, um gigantesco aprendizado para a vida financeira.", diria o Neil Armstrong da blogosfera :D

"Ah cara, se é pra viver assim, vai logo pra um mosteiro, lá não vai gastar com nada."

Acontece que eu já falei que não vou deixar de viver pra economizar, de forma alguma. Só é preciso BASTANTE moderação. Não é preciso gastar com essas coisas quase todo dia. Fim de semana, num passeio romântico, um sorvete cai super bem. Mas separe um dinheiro pra isso. Planejamento é a chave.

Por isso que agora tudo que é moedinha eu guardo. Só deixo algumas poucas no carro pra quando precisa pagar um estacionamento, um flanelinha (é... às vezes é necessário), ou dar alguma ajuda.

Só não vale tá trocando as notas por moedas, e depois ir trocar as moedas de novo, pra ter juros sobre juros hehehehehe :P

Cada dia que passa eu aprendo algo novo sobre oportunidades de economizar e ganhar uns "rendimentozinhos".

E cada vez que eu venho aqui e escrevo sobre algo, é como se fosse ficando registrado permanentemente...
na minha mente...
e a mudança nos hábitos fica mais consistente...
do que apenas eu perceber e querer aplicar eficazmente.

Hehe :P

Abraço e fiquem com Deus.

8 comentários:

  1. Parabéns pela esperteza. Eu não vi isso por perto daqui, mas já ouvi falar sobre receber um agrado por trocar moedas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy.

      Geralmente trocam por brindes, mas aí eu pulo fora, hehe

      Ver um lugar onde você sempre deixou dinheiro, passando a te pagar, é uma sensação boa viu. Deixar de gastar, e passar a receber.

      Abraço e volte sempre ;)

      Excluir
  2. Olá IO,
    Não conhecia o seu blog. Curti muito a história. Assim como há muitas oportunidades para se gastar dinheiro, existem também as oportunidades. Achaste uma ótima. Vou passar a te seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dividendos, vou adicionar você aqui na blogroll ;)

      Depois que passei a aprender mais, e buscar a independência financeira, estou de olhos abertos às oportunidades, qualquer que seja, que surgirem, seja para economizar, ou para obter algum rendimento legal.

      Valeu a visita. Abraços ;)

      Excluir
  3. No Burger King perto de casa, ao trocar R$ 50,00 em moedas, você ganha um Whooper. Vale muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rt

      Pois é, onde tiver essas oportunidades eu vou buscar.
      Só não vou muito com a cara de brindes rsrs
      rsrs
      A não ser que seja algo que eu já estava para comprar, aí blz, aí vale a troca das moedinhas :P

      Obrigado pela visita, volte sempre

      Abraço

      Excluir
  4. Olá, IO!

    Preciso conhecer algum estabelecimento que faça isso, é genial!

    Um abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iaí Jaque :D
      Além de sorveterias, alguns mercadinhos, Lanchonetes, são locais propícios. A maioria quer dar brindes, ou cupons de sorteio, aí eu pulo fora, e procuro onde troca pagando mais. Afinal, quero ser remunerado pelo meu "trabalho" em juntar e ir trocar as moedinhas :P

      Valeu e forte abraço ;)

      Excluir

Dicas pra Quem Não Pode (ou Não Quer) Pagar Seguro de Carro

E aí turma da blogosfera, e você que veio procurar mais uma dica legal pra economizar. Vim aqui pra dar umas dicas boas pra você que não...