quinta-feira, 6 de julho de 2017

Fechamento Positivo Junho/17



Já que esse blog é um Diário, então vamos aos relatos financeiros.

Querido diário...

(Também não precisa parecer uma menina de 12 anos, antes da era da Internet - já que as de hoje já choram nas redes sociais o amor perdido)

Bom, vamos lá. Final de mês e eu consigui fechar o orçamento positivo! Êêêê


Minha caminhada tem sido dura ao longo dos anos. Mas, depois de decidir mudar e começar a caminhada rumo à independência financeira, sinto que estou conseguindo abandonar certos hábitos, pensamentos e atitudes que destruíam a possibilidade de um dia ter uma renda passiva.


Não é fácil deixar de ser um gastador, pra ser um poupador! E essa é exatamente minha situação. Dava até um livro: "De gastador a investidor, uma história de sucesso."

Quem sabe um dia não escrevo um.

Pequenas economias feitas de forma constante foram essenciais para terminar no azul, tipo:

Deixei de pagar o cafezinho de todo dia, exatamente como disse o post (Não, não precisou ninguém sair correndo atrás de mim. Deixei de GASTAR com o cafezinho, tomando apenas onde vale a pena, onde é de graça hehe)
Também estou deixando de consumir o famigerado açaí. "Deixando" porque depois de um tempão sem alimentar o vício, eu fui comemorar... com açaí.
Acabei tendo uma dor de barriga, tamanha foi a bandeja.
Mas foi até bom, porque agora tomei abuso de vez. Melhor pro orçamento.

Outras mudanças foram, prestar mais atenção nos preços dos itens do supermercado. Não tomar mais líquido nas refeições, economizando com H2O limão (Minha opção pra não tomar refrigerantes). Comprar só o que tá na lista. E deixar de comprar certas coisas que no final eu não precisaria, seria mais luxo mesmo. Frugalidade, hehe

Também comecei dirigir mais prudentemente, acelerando gradativamente, sem arrancadas, usar menos o ar-condicionado do carro, tomar atalhos mais curtos ao ir para os lugares, e evitar no geral sair de carro.
Incrível, como essas coisas simples com o carro baixaram minhas despesas com gasolina de forma absurda!

Passei a almoçar no trabalho, em vez de ir ao restaurante TODA VEZ!
A cada 3 dias no trabalho eu gastava, 45 reais. Agora não chega a 25!

Como viajo pra trabalhar, parei de comer na viagem, e comecei a levar comida de casa. Bom pra saúde, evitando comer em lugares suspeitos, e bom pro bolso também.

Ah, quero deixar uma dica já meio batida, mas que nunca tinha usado direito e agora fez grande diferença:

DESAPEGA

Anunciei algumas coisas na Olx, coisas que não precisava mais tanto assim, tinha comprado na época da gastança, hehehehehe
E entrou uma grana pra reforçar.
Você acaba também aprendendo que não precisa de certas coisas, e passa a não comprar mais.

Minha situação atual é:
Comecei poupar bastante, mas como tenho empréstimos consignados a pagar, então estão na frente da fila, até porque os juros são de aproximadamente 2% a 3%. E os maiores e melhores investidores consistentes almejam uma rentabilidade dessas. E eu pagando pra Banco!
Tá na hora de parar de dar dinheiro pra banco, e deixar que eles paguem juros pra mim!

Como ainda estou pagando, pra depois poder investir corretamente, não faz sentido números, agora.

Mas já adianto que ver o banco me pagando juros da poupança, foi bom.
Mesmo que pouco, por guardar o dinheiro de pagar os empréstimos lá.

Tá certo que nem se compara com os valores que pago de juros nos empréstimos. Mas já deu pra ter uma sensação de renda passiva.

Pode parecer besteira, mas pra quem nunca poupou assim na vida, é gratificante. Ver o início da virada, parar de pagar juros, e passar a receber.


Por hoje é só. Tô me acostumando ainda com esse negócio de blog.

Abraço e fiquem com Deus.

6 comentários:

  1. Olá IO!

    Legal seu relato! Cara dirigir prudentemente ajuda muito o bolso. Além de ser mais seguro também!

    Para se ter uma ideia, quando volto para casa dirigindo desta forma, o computador de bordo do carro as vezes chega a acusar média de 15km/l (já consegui 16!)

    E dirigindo igual a um louco a média cai para 10,12km/l

    Boa sorte nessa caminhada! Logo logo os juros trabalharão para você!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Investidor Inglês. Realmente, de pouquinho em pouquinho, essa economia no carro tá fazendo uma diferença enorme. Também procuro abastecer em postos bons e baratos. Às vezes dá pra economizar até 30 centavos no litro da gasolina. Como eu coloco cerca de 120 litros por mês, economizo mais de 30 reais com combustível.

      Valeu a visita :D

      Excluir
  2. Fala IO,
    parabéns pelas várias conquistas.
    A frugalidade, exercida no longo prazo te levará para excelentes caminhos!

    Sucesso
    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado FPI
      Com certeza, estou aplicando esse princípio em cada vez mais setores. E aprendendo isso por aqui na blogsfera hehe

      Abração

      Excluir
  3. Olá, IO!

    Eu sou adepta a levar comida pro trabalho e isso me faz economizar MUITO. Sem contar que prefiro comer minhas própria comida, todo dia tem salada de legumes e não preciso ter medo de comer aquelas saladas duvidosas fora de casa.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Jaque, economiza e fica bem de saúde.

    Seu cardápio é bem saudável hein, hehe é isso aí :)

    Obrigado e fica com Deus.

    ResponderExcluir

Entremeios

Estou há um tempinho sem postar nada, e tava meio desanimado em escrever qualquer coisa. Mas aí, sempre acompanhando a blogosfera, e o blog...